Índice de transparência da Prefeitura sobe para 97% e prefeito comemora

Prefeito Alencar tornou a administração transparente

O prefeito Alencar Marim (PT) comemora a subida da Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco/ES no ranking do ITP-e (Índice de Transparência Passiva. O Município, que estava na 52ª ´posição em 2016 e com nota 08%, em 2018 alcançou a nota 97% e está na segunda posição.

O ITP-e das prefeituras e câmaras municipais é realizado pelo Tribunal de Contas do Estado, que utilizou a metodologia realizada em 2016 para possibilitar a comparação. O objetivo é verificar se as câmaras e prefeituras capixabas estão cumprindo a Lei de Acesso à Informação.

As inconsistências encontradas pela equipe técnica durante auditoria em todo Estado foram ausência de website institucional, não divulgação do SIC físico, não divulgação do relatório de processamento de pedidos, impossibilidade de pedido de informação por meio eletrônico etc.

Mapas da transparência
De acordo com o Tribunal de Contas, houve uma melhora significativa no Índice de Transparência Passiva das prefeituras e câmaras municipais capixabas em relação a 2016. Nesse período, a pontuação média do Poder Executivo saltou de 39% de cumprimento para 62%.

A melhora mais significativa, segundo o Tribunal de Contas, ocorreu em relação ao Poder Legislativo, cuja nota média saltou de 20% em 2016 para 70% em 2018. Acrescenta-se que os cinco órgãos incluídos na fiscalização no âmbito estadual, atingiram pontuação média de 64%.

Alencar Marim comemorou a elevação da pontuação da prefeitura afirmando que tem pautado por uma administração responsável, que tenta colocar ordem na casa, que vem de uma gestão sem nenhuma transparência, com gastos inexplicáveis em vários setores e dívidas enormes.

Veja em que posição está sua cidade:








Comentários