quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Jornal Capixaba comemora seus 16 anos de fundação neste dia 29 de agosto


Jornal Capixaba, 16 anos informando você
Por: Elan Drumond

O Jornal Capixaba foi fundado em 29 de agosto de 2003, quando o jornalismo digital estava em sua fase embrionária e poucas pessoas acreditavam em seu futuro. A sua primeira notícia foi uma denúncia de crime ambiental praticada pelo prefeito da época, Edson Henrique Pereira, o Edinho Bigodão.

Desde a sua criação até os dias atuais, o Jornal Capixaba passou por várias transformações visuais, sem nunca perder o seu objetivo, que é levar a notícia de forma imparcial, sem favoritismo, sem maquiagem e sem politicagem, o que lhe proporcionou grande prestígio e credibilidade ao longo desses anos.

Importantes reportagens, resultado de um jornalismo investigativo e sério, foram divulgadas ao longo dos últimos 16 anos de existência, mas em virtude das constantes e necessárias mudanças de plataformas, sempre procurando o melhor para o internauta, muitos registros dessas notícias se perderam.

No início o site era atualizado pelo seu criador, jornalista, radialista, escritor e advogado Elvécio Andrade com o uso do html. A atualização era muito trabalhosa, pois além de escrever a notícia, era preciso codifica-la, para que pudesse ser vista pelo internauta, bem diferente dos tempos atuais.

“Era trabalhoso postar uma notícia naquela época. Às vezes eu ficava quase a noite toda com aquele emaranhado de códigos de html para que a notícia fosse para o ar. Hoje basta digitar a notícia e publicar, que na hora a informação está no ar”, comenta Elvécio Andrade, orgulhoso pela longevidade de seu site.

Criador do Jornal Capixaba, Elvécio Andrade
 acreditou no futuro do jornalismo digital
Várias reportagens de cunho social foram realizadas, todas com resultados positivos, com destaque para a série de reportagens sobre o desaparecimento do morador de rua Cícero Novais Teixeira, que depois de ser colocado dentro de um ônibus à própria sorte, se perdeu no caminho para São Paulo.

Ele ficou desaparecido por cinco meses, deixando os familiares aflitos pela falta de notícias, até que internautas que sempre prestigiam o Jornal Capixaba, o localizaram no Distrito de São Vitor, em Governador Valadares/MG. Cícero continua vivo, mas sua condição de vida continua de mal a pior.

São inúmeras as notícias levadas ao internauta pelo Jornal Capixaba e as que sobreviveram às diversas mudanças de plataforma podem ser acessadas nos arquivos do próprio site. A direção do Jornal Capixaba agradece o apoio por parte dos internautas e espera comemorar vários outros aniversários.

Vale destacar que em todos esses anos de existência o Jornal Capixaba sempre primou pelo respeito à gramática, sem jamais classificar de fatal a vítima de um acidente, já que a vítima jamais será fatal, mas resultado de um evento fatal, e sem nunca chamar de suspeito o autor de um crime.

“No que depender de nós”, complementa Elvécio Andrade, “o Jornal Capixaba continuará sendo um diferencial na imprensa capixaba, divulgando sem medo os fatos do dia a dia, mesmo porque, o nosso compromisso é, e sempre será, com nossos seguidores e com a verdade”, finaliza o diretor do site.

                   



                                                         

12 comentários:

  1. Que injustiça com tantos bandidos soltos por ai esse juiz tem a coragem de condenar uma pobre velhinha que não faz mal a ninguém. Isso é Brasil, mas não é o Brasil que queremos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela data. Gosto desse site e faz tempo que o acompanho. Notícias bem escritas e com qualidade.

    ResponderExcluir
  3. Rosineide Monteiro28 de agosto de 2019 20:20

    Nossa, quem diria que esse site tinha essa idade. Como o tempo passa rápido. Parabéns à equipe e que continuem divulgando notícias de qualidade como sempre fizeram.

    ResponderExcluir
  4. Eduardo Cassemiro de Souza28 de agosto de 2019 20:22

    Merecia um churrasco regado a cervejas bem geladas essa data tão importante. Parabéns e que continue firme na divulgação da verdade, doa a quem doer.

    ResponderExcluir
  5. Adalberto Ribeiro dos Santos28 de agosto de 2019 20:44

    Parabéns por mais esse ano de existência. Acompanho o Jornal Capixaba a vários anos e ele continua cada vez melhor e consciente de sua responsabilidade com a verdade e com a boa informação. Continuem sendo um veículo de comunicação de referência, sem a picaretagem dos sites que hoje existem em Barra de São Francisco, que só sabem puxar saco de quem está no poder e ficar escondendo fatos importantes para a sociedade. Sou fan do Elvécio. Corajoso e comprometido com o jornalismo sério.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho o Jornal Capixaba como referência de jornalismo sério no Espírito Santo e procuro usa-lo sempre como exemplo. Como repórter, busco me espelhar em veículos de comunicação que buscam sempre a verdade. Parabéns galera do Jornal Capixaba. Vocês são um exemplo de jornalismo de qualidade.

    ResponderExcluir
  7. Ildo José da Costa29 de agosto de 2019 05:47

    Parabéns, Dr. Elvécio. Você é um profissional de referência, tem estilo próprio e coragem para divulgar a notícia doa a quem doer. Precisamos de mais jornalistas assim, pois a nossa profissão nos últimos anos foi invadida por picaretas irresponsáveis!

    ResponderExcluir
  8. Mariângela Correia Benevides29 de agosto de 2019 06:08

    Parabéns, pessoal. Vocês merecem essa comemoração. Gosto muito desse site. As notícias são bem escritas e coerentes.

    ResponderExcluir
  9. Desejo longa vida a esse importante site. Parabéns a todos da redação e principalmente ao seu idealizador, que pelo teor da notícia, deu para entender que é um camarada de visão.

    ResponderExcluir
  10. Beatriz D'Ávila Passamanni29 de agosto de 2019 06:36

    Sou jornalista em Minas Gerais, mais precisamente em Contagem, e não conhecia esse site. Dei uma olhada nas notícias por ele divulgadas e fiquei encantada com o estilo e a forma firme e convicta das divulgações contidas. Muito difícil encontrar um veículo de comunicação onde seus funcionários escrevem com tanta certeza do que estão divulgando, sem aqueles subterfúgios de redator medroso. Parabéns a todos do Jornal Capixaba, principalmente a seus seguidores pelo privilégio de poder contar com um informativo dessa categoria. Fiquei fã!

    ResponderExcluir
  11. Júlio César Compozine29 de agosto de 2019 06:42

    Que glória. Fico feliz em saber que podemos contar com um site noticioso da estirpe do Jornal Capixaba. Parabéns por essa data tão importante. Um abraço a todos da redação.

    ResponderExcluir
  12. Marcos Paulo Gutierrez29 de agosto de 2019 06:46

    Valeu, Dr. Elvécio. Aquele abraço na moçada aí. Desejo todo sucesso do mundo.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *