sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Economia: O aquecimento de ambientes aliado a economia de energia

Ar-condicionado (Foto: pixabay.com.br)


O inverno está chegando a sensação térmica baixa incomoda muitos moradores de casas e apartamentos. Por isso, a tendência é que nesse período se intensifiquem as instalações de ar condicionado e climatização.

Ao procurar um dos imóveis em Vila Velha, que estão à venda ou para locação, o futuro morador sempre busca informações sobre como a temperatura dentro do ambiente, já que isso faz muita diferença no dia a dia.

Mas como aquecer os ambientes da sua casa ou escritório sem gastar muito? Esse é um equilíbrio necessário, tanto pelo custo da instalação dos equipamentos, quanto pelo gasto mensal com energia.

Quer saber como garantir conforto térmico para os ambientes sem pesar no seu bolso? Então confira as dicas infalíveis que estão neste post. Vamos lá?

Cuidado com o isolamento térmico

A chegada do inverno é marcada por temperaturas mais baixas e o desconforto térmico dentro e fora de casa. Por isso, muitas pessoas que estão procurando apartamento para alugar em Vila Velha tomam cuidado com a localização e o tipo de construção, para garantir que o ambiente seja menos gelado.

Como as pessoas passam mais tempo em suas casas ou dentro dos escritórios, o isolamento térmico é fundamental para garantir que o frio seja mais ameno dentro das edificações.


Construções mais modernas contam com o sistema de isolamento térmico que amenizam as perdas tanto de calor quanto de frio nas estações do ano mais intensas. A transferência térmica ocorre mais lentamente, o que torna o ambiente mais agradável.

No quesito economia de energia, o isolamento é um grande aliado. As edificações que possuem esse sistema tendem a oferecer aos seus moradores um gasto de cerca de 50% a menos com energia elétrica ao instalar sistemas de climatização.

O sistema de envelopamento, como é conhecida a técnica, conserva calor para o lado de dentro das paredes no inverno e, no verão, mantém o calor para o lado de fora. Ao ligar o ar condicionado, isso é uma grande vantagem na hora da economia.
  
Benefícios de fazer um isolamento térmico no imóvel

Principalmente quem procura imóveis para alugar, precisa estar atento com as condições da edificação. As construções antigas não possuem o sistema de isolamento térmico, mas é possível adotar algumas técnicas na parte interna que melhoram o suporte para a climatização.

Agora, para quem está procurando um imóvel para comprar ou pensando em construir uma casa dos sonhos, é importante entender os benefícios de implementar no projeto o isolamento térmico. Confira as vantagens:

·         Poupando o consumo, o gasto de energia é menor;

·         Redução dos gastos com energia elétrica de 45% a 55%;

·         Aumenta o conforto térmico no imóvel durante as estações;

·         Em altas temperaturas no verão, o isolamento protege os móveis e eletrônicos dentro do imóvel;

·         Diminui a utilização dos aparelhos de ar condicionado e aquecedores durante as estações;
·         Necessita de menor capacidade de condicionamento de ar para refrigerar ou aquecer os ambientes;

·         Proporciona a diminuição da espessura da parede e do teto, já que o concreto é mais fino;
·         Previne a sobrecarga de energia elétrica na distribuição ao longo dos cômodos.

Pense no sistema de aquecimento solar

Essa é uma excelente saída para reduzir os gastos com energia elétrica. O sistema de aquecimento solar pode ser responsável pela parte que mais consome luz, por exemplo, o aquecedor da água das torneiras e chuveiros.

Com certeza esse é o maior vilão da conta de luz das residências. Por isso, a instalação de um sistema de aquecimento solar ideal para o seu consumo pode trazer benefícios e ser uma excelente opção para reduzir os gastos com energia.

Dicas para reduzir os gastos de energia e
manter o conforto térmico dos ambientes

Além de instalar equipamentos que sejam condizentes com a área e o número de cômodos que você pretende climatizar na sua casa ou escritório, é preciso fazer algumas mudanças de hábitos que sejam mais econômicas.

É preciso aproveitar o aconchego dos lugares fechados, principalmente pelas baixas temperaturas do inverno, mas sem causar grandes prejuízos no bolso.

Por isso, separamos algumas dicas para você não passar frio nesse inverno, mas também não gastar muito!

Chuveiro elétrico

Não abra mão do banho quente! No entanto, tente reduzir ao máximo o tempo de permanência debaixo d’água. Só coloque o chuveiro na posição de inverno nos dias mais frios, isso tornará seus banhos mais econômicos.

O chuveiro na posição verão chega a consumir cerca de 30% a menos de energia elétrica, o que pode gerar um grande alívio no seu gasto com energia.

Por exemplo, se você toma banhos de 12 minutos e passa a ficar somente 6 minutos debaixo do chuveiro, isso renderá a você uma economia de energia que permite que uma lâmpada fique acesa por cerca de 7 horas.

Aquecedor elétrico

Esse é o aparelho mais requisitado no inverno e, com isso, é o responsável por 33% do gasto de energia elétrica de uma residência. Sabe o que isso significa? Nada gasta tanta energia quanto os aquecedores e ar condicionados quando não são bem utilizados.

Portanto, só deixe esses eletrodomésticos ligados quando você estiver no ambiente e regule a temperatura para que não fique quente ou frio em demasia.

Sempre que atingir a climatização ideal para o ambiente, principalmente se o local tiver o isolamento térmico, é possível desligar o aparelho e o local ficará climatizado em uma temperatura agradável por mais tempo.

Na hora de aquecer ou esfriar um ambiente é preciso achar um equilíbrio para não gastar energia elétrica desnecessariamente. Basta que as portas e janelas fiquem fechadas e que os espaços não sejam tão grandes, que rapidamente os cômodos podem chegar à temperatura ideal.

Que tal, gostou deste post sobre o aquecimento de ambientes aliado a economia de energia? Então aproveite a visita em nosso blog para compartilhar este texto com os seus amigos usando as suas redes sociais! Está chegando o inverno e essa é uma informação importante.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *